Área do Paciente

Cuidados pré-operatórios

Antes de ser submetido à cirurgia ortognática ou da ATM, o paciente, um dia antes deve ser internado em um hospital e ser acompanhado por uma pessoa maior de idade. Como o paciente passará pelo procedimento anestésico, é preciso estar em jejum absoluto, inclusive sem a ingestão de líquidos, por um período de 8 horas, no mínimo. E é claro, ter feito todos os exames pré-operatórios como exames de sangue, risco cirúrgico e avaliação pré anestésica.

A recomendação para as mulheres é que retirem completamente o esmalte das unhas, ou que estejam com esmalte mais claro, para facilitar a leitura do oxímetro, que é o aparelho responsável por medir os níveis de oxigenação no sangue. Para alguns pacientes, é indicado o uso de meias compressivas durante a cirurgia e em todo o período de internação, para evitar complicações pós-operatórias, como a trombose venosa profunda.

O paciente deve levar ao hospital o enxaguante bucal a base de clorexidina indicado pelo cirurgião bucomaxilo, além da escova de dentes, com a cabeça pequena e cerdas macias, e creme dental, deve levar também bolsas térmicas para iniciar a compressa gelada logo no pós-operatório imediato, afim de comprovar o edema.

Cuidados pós-operatórios

Para evitar complicações após a realização da cirurgia, alguns cuidados específicos são importantes e permitem uma melhor recuperação do paciente. Além da medicação específica receitada pelo cirurgião bucomaxilo, o período requer descanso, atenção com a alimentação e algumas sessões de fisioterapia. Em geral, a alta hospitalar acontece no dia seguinte à realização da cirurgia, podendo chegar a 48 horas, a depender do quadro do paciente.
Saiba mais sobre cada cuidado após o procedimento cirúrgico:

Alimentação:

O jejum realizado no período pré-operatório deve permanecer por até 4 horas após a cirurgia. No período mínimo de 15 dias depois do procedimento cirúrgico, a alimentação deve ser exclusivamente líquida e pastosa, pois não é permitida a mastigação. Após essa fase inicial, a dieta precisa ser leve a moderada, até, pelo menos, 30 dias após a cirurgia.

Vale lembrar que na segunda etapa, o paciente deve inserir alimentos moles e macios, já que nessa fase a mastigação se torna essencial para ajudar no processo de cicatrização, na musculatura da região, no alongamento da pele e na redução do inchaço no rosto.

Cuidados pós-operatórios

Dor local e inchaço:

Na maioria dos casos, os pacientes submetidos a cirurgia ortográfica não manifestam sensação de dor intensa no pós-operatório. No entanto, pode acontecer um incômodo do paciente em relação ao inchaço do rosto, que tende a melhorar a partir do quarto dia após o procedimento cirúrgico.
O cirurgião pode, inclusive, recomendar medicamentos para o alívio dos sintomas e a aplicação de compressas. O importante é informar ao cirurgião removi responsável pela cirurgia qualquer reação ou sintoma que venha a surgir nas duas semanas seguintes ao procedimento.

Tempo de repouso:

Comumente, é recomendado o período de 15 dias de repouso para a plena recuperação. Porém, não há a necessidade de o paciente permanecer acamado nesse período, podendo fazer caminhadas curtas, que ajudarão, inclusive, na circulação sanguínea e a drenar o edema pós-operatório. Vale lembrar que o paciente não deve fazer nenhum tipo de esforço físico ou expor- se ao sol.

Após 30 dias da cirurgia, geralmente, o paciente já está apto a mastigar os alimentos perfeitamente. Caso o paciente pratique esportes coletivos, deve aguardar o período de 90 dias após a cirurgia para retomar os treinos, devido ao risco de impacto.

E, lembre-se: a sua recuperação depende da sua colaboração em seguir todas as orientações do cirurgião-dentista na fase pós-operatória, incluindo o retorno às consultas para controle pós-cirúrgico.