Perguntas Frequentes

Adolescentes ainda estão em fase de crescimento e, portanto, em crescimento ósseo. Por isso, não é recomendado fazer a cirurgia ortognática antes do término do crescimento ósseo que ocorre em média aos 16-17 anos em meninas e 17-18 em meninos. Lembrando que em alguns casos podemos avaliar fazer a Cirurgia Ortognática antes do término do crescimento ósseo.

Os motivos que levam às pessoas a buscarem pela cirurgia ortognática variam de acordo com cada faixa etária. Geralmente, até os 30 anos, a maioria dos pacientes procuram o procedimento para fins estéticos, por exemplo, mandíbula muito pra frente ou para trás, assimetria facial, etc. Após essa idade, o objetivo da cirurgia passa a ser menos por razões estéticas e mais para corrigir problemas funcionais, tais como dores em articulação temporomandibular, ronco e apneia obstrutiva do sono.

Na maioria dos casos sim! Porem há como fazermos a cirurgia primeiro e depois a instalação do aparelho, mas isso depende de uma avaliação criteriosa de cada caso.

A grande maioria dos pacientes com problemas na ATM consegue realizar tratamentos clínicos não-cirúrgicos, sem que haja necessidade de cirurgia. É preciso uma minuciosa avaliação do cirurgião bucomaxilo sobre o quadro do paciente, para saber a real necessidade de optar pela cirurgia.

Todo procedimento cirúrgico exige do paciente um período de recuperação pós-operatório. Embora exista uma previsão de máximo de dias para os sintomas desaparecerem, as sensações variam de acordo com cada paciente. Por isso, no aparecimento de qualquer sinal ou sintoma após a cirurgia, procure o seu cirurgião bucomaxilo. Com certeza, ele levará a você orientações de como proceder.

É bastante comum que as pessoas confundam os sintomas da DTM com outras doenças pela semelhança na forma como os sinais se manifestam. Alguns pacientes, por exemplo, relatam frequentes dores de ouvido, quando na verdade, a origem do problema de saúde é a ATM. O contrário também pode acontecer, como é o caso de algumas doenças reumatológicas, como artrite reumatóide e fibromialgia, que podem repercutir na ATM. Por isso, procure orientação com o seu cirurgião bucomaxilo

No caso de ruídos na articulação, é preciso avaliar se a causa tem relação com a disfunção da ATM, que geralmente, são acompanhados de dor intensa, devido ao desgaste ósseo e problemas na articulação.