Serviços

Cirurgia Ortognática




Cirurgia Ortognática

A cirurgia ortognática é um procedimento indicado para corrigir a mordida e reposicionar os ossos da face. Além de melhorar a estética facial, reparando a assimetria da face, e algumas alterações na fala, reduz possíveis complicações respiratórias, como o ronco e a apneia do sono.

Por se tratar de um problema no crescimento dos ossos da face, o tratamento precisa de recursos que vão além do tratamento com aparelhos ortodônticos. E é exatamente por isso que a cirurgia ortognática é recomendada. Quando a deformidade é óssea e não dentária.

Vale destacar que como o procedimento é totalmente por dentro da boca, as cicatrizes não ficam visíveis, proporcionando a harmonia na estrutura da face e uma maior qualidade de vida ao paciente.

Casos que podem ser indicados para a cirurgia ortognática:
– Prognatismo mandibular (mandíbula à frente da maxila);
– Retrognatismo mandibular (mandíbula recuada em relação a maxila);
– Assimetria facial;
– Face curta;
– Face longa;
– Queixo pequeno;
– Queixo torto;
– Sorriso gengival;
– Atresia maxilar.

Cirurgia de ATM




Cirurgia de ATM

A cirurgia de ATM é indicada para pacientes que tenham sofrido lesões nessa articulação ou que sejam portadores de disfunções, que não foi alcançado sucesso com os tratamentos conservadores. A ATM, ou articulação temporomandibular, é responsável por ligar o maxilar ao crânio. Quando essa articulação apresenta anormalidades funcionais ocorre a chamada disfunção temporomandibular (DTM).

A ATM consiste no conjunto de articulações que permite a movimentação da mandíbula para frente, para trás e para os lados, e se divide em duas partes: a inferior e a superior, cada uma delas com suas funções específicas.

A disfunção da ATM pode ocorrer por diferentes causas, sendo as principais delas os traumas e as lesões na articulação, ou alguns hábitos que podem danificá-la, como por exemplo, o bruxismo.

Casos que podem ser indicativos para a cirurgia de ATM:
– Dores e sensação de flacidez da musculatura da mandíbula;
– Mudança no encaixe dos dentes;
– Zumbido no ouvido;
– Sensação de travamento ao abrir ou fechar a boca;
– Sensação de cansaço no rosto;
– Dores na parte lateral da cabeça.
– Assimetria facial (devido a um crescimento anormal de um dos lados da articulação)